22 de Março de 2013

Renoir, Bal du Moulin de la Galette


Renoir, Bal du Moulin de la Galette
Óleo sobre tela, 131,5 x 176,5 cm, 1876

Esta pintura de Pierre-Auguste Renoir tem o título de Baile no Moinho de la Galette e data de 1876. Nela vemos pessoas que se divertem e dançam no Moulin de la Galette (um café e salão de dança muito frequentado nessa época, em Paris).
 
Um dos primeiros aspectos que nos saltam à vista nesta pintura impressionista é a alegria e o contentamento geral que vemos espalhado um pouco por todo o lado e que captamos enquanto fazemos o papel de um observador de passagem, experienciando um instantâneo do que acontece no Moulin de la Galette. Neste ambiente de alegria e divertimento, a luz é tratada através de toques vibrantes e coloridos que a fazem espalhar um pouco por toda a pintura. As figuras estão, também elas, banhadas em luz e sombra. A luz solar é parcialmente ocultada pelas folhas das árvores, mostrando a vibração de luz que se fazia sentir no lugar.
 
Pintando esta cena ao vivo no Moulin de la Galette, Renoir serviu-se dos seus amigos e de modelos profissionais para surgirem no papel de frequentadores do estabelecimento.
 
Origem da imagem: Musée d'Orsay